Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

sábado, 17 de julho de 2010

Mais de meio século de História


Quem de nós, com mais de 40 anos, nunca se deparou com um prédio revestido de pastilhas cerâmicas. Ainda hoje podemos encontrar fachadas inteiras com o revestimento igual ao da foto ao lado.
Pois é, desde os anos 50 estas pastilhas fazem parte da arquitetura de várias cidades. Naquela época, usar pastilhas cerâmicas, era sinônimo de luxo e privilégio para poucos.
Em meados dos anos 80, as pastilhas ressurgem com força total, em composições clássicas e nas versões fosca, brilhante e texturizadas. A versatilidade e a sofistificação foram os atributos que fizeram com que arquitetos resgatassem este tipo de revestimento para diferenciar suas criações, passando a aplicá-las tanto em fachadas como pisos e paredes internas.
As pastilhas evoluíram no design, na variedade de materiais, de cores, de texturas,e hoje, mais de meio século depois, continuam sendo o "xodó" de muitos arquitetos e decoradores,pois permitem criar ambientes versáteis e ao mesmo tempo sutís ou arrojados. Esta é a razão pela qual as pastilhas estão sempre na moda.
O desejo constante pelas pastilhas, obrigaram os fabricantes a investir pesadamente no desenvolvimento de novos modelos, não só na aparência, mas também na funcionalidade como bordas arredondadas (não cortam) e no desenvolvimento de colas mais aderentes (argamassas específicas).
Nos dias de hoje, as opções de pastilhas são inúmeras : temos as pastilhas cerâmicas, pastilhas de porcelana, pastilhas de vidro, pastilhas de vidro com resina, pastilhas de Inóx, pastilhas de pedra, pastilhas de madeira, pastilhas de côco, entre outras.
Nas próximas postagens, vamos tentar explorar as características de cada tipo de pastilha e conhecer suas aplicações. Por favor, comentem. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário